-
Arquitetos: Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo
- Área: 35 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Sergio Mendonça Jr
-
Fabricantes: Berneck, Blue Glass, Duraflor Nature, Gerdal, Madeiras Monte Claro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refúgio no Campo foi desenhado e executado por uma base metálica modular de 360cm (largura) X 360cm (comprimento) X 250cm (altura) com perfis de 10cm. Situado dentro um hotel fazenda, esse projeto possui três módulos que unidos formam o espaço para um casal se abrigar das intempéries sem perder a privilegiada vista dos Campos Gerais do Paraná e da Escarpa Devoniana.
Internamente, nesse refúgio distribuem-se os universos essenciais da vida humana de uma forma coordenada com sua modulação rígida. Nos dois módulos das pontas tem-se o espaço para dormir e o espaço denominado pelo arquiteto como sala de banho. Já no módulo central é onde estão as atividades de vivência, portanto os espaços para comer e cozinhar, e o estar social do refúgio. Totalmente revestido por tábuas de madeira nas fachadas sul e oeste e parcialmente na fachada leste, é na fachada norte que o refúgio se abre completamente para a paisagem natural e para a melhor insolação local.
Ainda do lado externo, tem-se uma confortável varanda com piso em madeira e um guarda-corpo metálico extremamente minimalista, onde é possível aproveitar a natureza de maneira plena. As linhas retas da sua forma se contrapõem com as linhas curvas da natureza ao seu redor exatamente para não tentar imitá-la, e sim para entrar em harmonia com o entorno natural sem tentar se disfarçar.